BLOG SALK MEDICAL

Qual a Função do Foco Cirúrgico de Teto

O sucesso de qualquer procedimento cirúrgico, além da competência do cirurgião, também se dá a qualidade dos equipamentos de um centro cirúrgico.

As salas cirúrgicas precisam ser equipadas precisam ser equipadas de forma a garantir mobilidade, visibilidade e iluminação adequadas para que os procedimentos tenham êxito. Um dos principais equipamentos em uma sala cirúrgica é o Foco Cirúrgico de Teto. Afinal de contas, nenhum cirurgião consegue operar com maestria em um campo operatório mal iluminado.

O Foco Cirúrgico de Teto tem como principal função iluminar a área a ser operada de forma efetiva, e que também não prejudique a mobilidade de toda a equipe envolvida na cirurgia.

Um Pouco de História

As antigas salas de cirurgia eram construídas com janelas grandes e bem posicionadas para que os procedimentos pudessem ser realizados com a ajuda da luz natural. Além disso, eram colocados espelhos espalhados na sala para poder refletir a luz do Sol. Podemos imaginar as complicações que isso não gerava.

A descoberta da lâmpada elétrica e a sua utilização na medicina (século XIX) foi de grande importância para os procedimentos cirúrgicos. No entanto, alguns problemas como o posicionamento da luz, a qualidade do feixe de luz e o calor que a lâmpada emitia causavam grande desconforto para todos na sala de cirurgia.

Do século XIX para cá, a lâmpada evoluiu e continua evoluindo até os dias atuais. Isso nos traz alento, conforto, segurança e a certeza de que os equipamentos cirúrgicos atuais estão em constante evolução.

Foco Cirúrgico de Teto

A importância de se investir na aquisição de um Foco Cirúrgico de Teto é ter a certeza de que o centro cirúrgico terá um equipamento que vai iluminar todo o campo de ação da equipe médica durante a cirurgia. Apesar do nome, esse equipamento pode ser fixado no teto ou na parede. A finalidade é oferecer iluminação na área cirúrgica e também permitir a mobilidade de toda a equipe envolvida.

A tecnologia embarcada em um Foco Cirúrgico de Teto oferece facilidades como:

  • Controle de temperatura;
  • Regulagem de intensidade luminosa;
  • Braços articulados que permitem rotação em qualquer direção;
  • Maior liberdade de movimento para o cirurgião e equipe, sem comprometer a iluminação;
  • Ajuste de foco e controle da intensidade da luz;
  • Sistema ENDO – usado para procedimentos invasivos como videolaparoscopia.

Conclusão

Como dito no início deste texto, além da competência do cirurgião, o sucesso de um procedimento cirúrgico também depende de uma boa iluminação. Por essa razão, o modelo de Foco Cirúrgico deve ser escolhido com prudência. Espero que esse texto o ajude a entender a importância de se ter uma sala cirúrgica bem iluminada, e que você saiba que o valor destinado em um equipamento de qualidade não é um gasto e sim um investimento.
Espero que você tenha gostado do texto. Procuramos trazer sempre conteúdos atuais e informativos.
Deixe sua crítica, opinião ou sugestão nos comentários.

Falar agora
1
Olá precisa de ajuda?
Olá como podemos ajudar?