BLOG SALK MEDICAL

SAIBA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE DO BEBÊ ANTES MESMO DO NASCIMENTO

Este post também está disponível em: Português

Os cuidados com o bebê durante a gestação têm como principal função a prevenção de doenças, através de diagnóstico precoce. O pré-natal são orientações que devem ser realizadas pelas mulheres desde o momento que se decide engravidar.

O pré-natal é fundamental para garantir à mulher uma gestação saudável e ao bebê um desenvolvimento sem nenhuma complicação.

Exames básicos

Para que a mulher tenha uma gestação segura e tranquila, existem três exames básicos.

1º Ultrassom morfogenético: este exame deve ser realizado entre a 11ª e 13ª semana de gestação. Este exame serve para avaliar a anatomia do bebê e identificar riscos de síndromes cromossômicas (ex. síndrome de Down).
2º Exame de sangue: realizado com a coleta do sangue da mãe entre a 16ª e 19ª semana da gestação para analisar a dosagem de hormônios produzidos pelo bebê e pela placenta.
3º Ultrassom morfogenético: realizado entre a 22ª e 24ª semana de gestação para avaliação anatômica do feto.

Tipos de pré-natal

O pré-natal tem o objetivo de acompanhar o desenvolvimento do feto e as condições de saúde da gestante. Afinal, o organismo da futura mãe irá sofrer alterações importantes como o ganho de peso, alterações arteriais e necessidades vitamínicas. Os tipos de pré-natal são dois:

De risco habitual – é realizado na paciente que não apresenta nenhum tipo de comorbidade ou doença que possa vir a se agravar durante a gestação.

De alto risco – é realizado em gestantes que já possuam ou tenham fatores patológicos potenciais e que possam desenvolver durante a gestação. Como exemplo, podemos citar as hipertensas. O acompanhamento é feito por um ou mais especialistas, juntamente com o obstetra.

Quantas consultas são necessárias para um bom acompanhamento?

Se formos considerar o que orienta o Ministério da Saúde, o número ideal de consultas é de, no mínimo, seis visitas ao obstetra responsável. No entanto a realidade mostra que quando a paciente procura o médico para a realização de um pré-natal, a gestação já está entre a 18ª e 20ª semana. O que impossibilita a realização das seis consultas.

Quais doenças podem ser prevenidas pelo pré-natal?

Como já explicado acima, o pré-natal realiza o acompanhamento e monitoramento de uma gestação. Entre as mais preocupantes, temos o controle da pressão arterial da mãe para que o quadro não evolua para uma pré-eclâmpsia ou eclampsia. Geralmente essa alteração hipertensiva deve ser controlada por medicamentos, atividades físicas e alimentação.

Outras complicações comuns durante a gestação é o aparecimento de infecções urinárias, obesidade e também diabetes gestacional. Quando identificadas através de exames de sangue e urina, esses quadros devem ser tratados o quanto antes.

Se houver negligência no tratamento de algum destes episódios, o quadro pode evoluir para um parto prematuro ou até para o óbito do bebê. Por exemplo, quadros hipertensivos na gestação podem gerar um retardo de crescimento do feto.

Problemas emocionais também são importantes

Além dos fatores físicos da gestante e do bebê, as condições emocionais da futura mamãe também devem ser analisadas de forma responsável.

O lado emocional da gestante certamente sofrerá alteração por conta da montanha russa hormonal que ocorre durante toda a gestação. É necessário saber se é uma gravidez esperada, planejada ou não, e como a mulher pretende enfrentar todo o período gestacional.

Para Concluir

Um pré-natal bem realizado afeta não só a gestante, mas é muito importante para o bebê que está prestes a nascer.

O parto é um processo natural desde que o pré-natal tenha sido realizado com responsabilidade. Os casos de mulheres que entram em trabalho de parto em lugares estranhos ou inapropriados, geralmente são de mulheres que não fizeram um pré-natal correto.

O sucesso do parto de uma criança saudável e perfeita é o resultado de um pré-natal feito de forma correta. Uma gestante que teve um acompanhamento durante sua gestação, irá culminar no nascimento sem sustos e com muita alegria.

Falar agora
1
Olá precisa de ajuda?
Olá como podemos ajudar?