fbpx

BLOG SALK MEDICAL

DESCUBRA MAIS SOBRE A AIDS E SOBRE COMO FICAR BEM LONGE DELA.

A AIDS é causada pelo vírus HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana, que destrói as células de defesa mais importantes do organismo, deixando o indivíduo sujeito a uma série de doenças e infecções que podem levá-lo à morte. Por isso, é muito importante se informar e se prevenir.

TRANSMISSÃO
A AIDS é causada pelo vírus HIV – Vírus da Imunodeficiência Humana, que destrói as células de defesa mais importantes do organismo, deixando o indivíduo sujeito a uma série de doenças e infecções que podem levá-lo à morte. A transmissão do vírus pode ser feita através de relações sexuais com pessoas contaminadas sem o uso de preservativos, uso de agulhas e seringas que contenham sangue contaminado, transfusões de sangue contaminados, durante o parto e amamentação.

COMO EVITAR
O melhor caminho para evitar HIV é a prevenção. Use preservativo em todas as relações sexuais, use somente agulhas e seringas descartáveis e realize o teste de HIV durante o pré-natal.

A CURA
Ainda não existe cura para a AIDS. Alguns medicamentos controlam o vírus, melhorando a qualidade de vida e aumentando a sobrevida dos pacientes.

Lembre-se: a prevenção é o melhor caminho na luta contra a AIDS! E a prevenção começa com informação.

Como se prevenir?
Utilizar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar seringas ou drogas injetáveis.

O HIV não tem cura, mas, com o diagnóstico precoce e tratamento adequado, a AIDS pode ser prevenida.

Qual a diferença entre HIV e AIDS?
Muitas pessoas confundem os nomes e seus significados.
Por isso, explicamos para você:
HIV: Sigla para o vírus da Imunodeficiência humana, um micro-organismo capaz de destruir as células de defesa mais importantes do corpo humano.
AIDS: É a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, uma doença caracterizada pela redução de células de defesa do corpo, deixando os portadores suscetíveis a uma série de doenças que podem levar à morte.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) são causadas por vírus, bactérias e ou outros microrganismos. São transmitidas principalmente pelo contato sexual sem o uso do preservativo, com uma pessoa infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer também durante a gestação, parto ou através da amamentação.

Entre as infecções podemos citar gonorreia, sífilis, cancros, HPV, HIV, herpes genital e hepatites B e C.

Os sintomas são variados e incluem corrimentos, verrugas, feridas, coceira e ardor nos órgãos genitais. Algumas ISTs não apresentam sintomas e podem se manifestar em outros locais do corpo.

Sem o tratamento adequado, podem atingir outros órgãos e causar graves complicações.

O uso do preservativo em todas as relações sexuais é o método mais eficaz na prevenção dessas infecções.

Qualquer pessoa pode contrair uma infecção, independente da idade ou orientação sexual.

Fonte: www.aids.gov.br – Adaptado por SSE Setor de Saúde Empresarial.
Unimed Curitiba.

Referências:
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-sao-ist
Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT): Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Ministério da Saúde.
http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv
Adaptação por SPS – Setor de Promoção à Saúde.

Atendimento
1
Como podemos ajudar?
Olá, estou no site da Salk e preciso de atendimento. Você pode me ajudar?