BLOG SALK MEDICAL

O que é NEONATFLOW?

Neonatflow Mendel Salk Medical

Antes de aprofundar sobre os benefícios do NEONATFLOW como um equipamento médico, precisamos entender um pouco mais sobre o conceito de neonatologia.

Neonatologia

Analisando a etimologia da palavra temos o prefixo “neo” (novo), a raíz “nato” (nascimento) e o sufixo “logia” (estudo). Portanto a neonatologia é o ramo da pediatria que acompanha a criança no primeiro mês de vida. É a fase onde a criança deixa de ser um recém nascido para ser um lactente.

Um fragmento de história

Um dos médicos precursores no estudo sobre bebês prematuros foi o obstetra Pierre Budin. Em 1892 escreveu um livro que tratava sobre partos prematuros e lactentes e também foi o primeiro a classificar crianças em pequenas e grandes para a idade gestacional.

Outros nomes que contribuíram para o bem estar dos prematuros foi o Dr. Julius Hess e o Dr. Evelyn. Estes foram os primeiros médicos que implantaram unidades de cuidados para prematuros em Chicago.

O registro do uso de incubadoras para o desenvolvimento de prematuros fora do ventre materno data de 1940. Budin foi o primeiro a estudar a influência da temperatura na morte de bebês prematuros e a usar garrafas de vidro com água quente para promover a termorregulação dos bebês durante o transporte neonatal.

O termo Neonatologia foi usado pela primeira vez no ano de 1960 por Dr. Alexander Schaffer na sua obra “Deseases of the Neoborn”.

Na década de 70 houve grandes avanços nas áreas de nutrição neonatal. O uso de cateteres umbilicais. Nesta época uma das mudanças mais significativas foi a atenção intensiva dedicada ao prematuro para evitar problemas nutricionais e respiratórios.

Nos últimos anos houve uma grande evolução no tratamento prematuro com importante diminuição dos índices de mortalidade de prematuros graças a estes precursores da Neonatologia, a evolução dos medicamentos e dos equipamentos desenvolvidos.

Problemas causados pela Asfixia Neonatal

A principal preocupação em um RN (recém nascido) prematuro é a falta de oxigenação. Este problema é responsável pelo surgimento de vários problemas motores, de formação até culminar em lesões do sistema nervoso central. Entre os diversos problemas causados pela asfixia neonatal temos a encefalopatia hepóxico-isquêmica que pode ser classificada em:

● Encefalopatia Hepoxico-Isquêmica (E.H.I) – LEVE
● Encefalopatia Hepoxico-Isquêmica (E.H.I) – MODERADA
● Encefalopatia Hepoxico-Isquêmica (E.H.I) – GRAVE

Hipotermia Terapêutica

O uso da hipotermia terapêutica em RN pós asfixia neonatal ainda não é um tema muito conhecido entre os médicos. No entanto esta prática vem sendo usada com mais frequência e obtendo resultados mais que satisfatórios.

É hora de evoluir

As UTIs neonatal existentes no Brasil estão percebendo que o uso de equipamentos para controle de temperatura neonatal é um caminho sem volta para o sucesso na preservação da vida do prematuro.

NEONATFLOW

É um equipamento desenvolvido para o tratamento da asfixia perinatal e da Encefalopatia Hipóxico-Isquêmica. O Neonatflow é uma cabine de segurança biológica com o objetivo de criar um ambiente estéril que permita o manejo de RN prematuros que não possam sofrer qualquer tipo de contaminação vinda do meio externo.

Através da Neonatflow o médico tem fácil acesso ao RN, mantendo o isolamento e as condições de temperatura e umidade mesmo durante o manuseio. Sua tecnologia permite a mobilidade entre os diversos ambientes hospitalares podendo ser usada desde a sala de parto até a unidade de terapia intensiva. Também conta com controle de temperatura programáveis, painel touch-screen com interface intuitiva, micro ambiente controlado por fluxo laminar que garante 99,97% de isolamento, retendo todas as partículas maiores do que 0,3 µm. E além de todos esses recursos o Neonatflow conta com um sistema de diagnóstico automatizado que sugere o tratamento a ser aplicado.

Fale com a nossa equipe para conhecer mais sobre o Neonatflow.

EU QUERO MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O NEONATFLOW

 

Falar agora
1
Olá precisa de ajuda?
Olá como podemos ajudar?